segunda-feira, 25 de julho de 2011

Coisa de louco, esses dias em Chapadinha

Nos mês de julho a cidade de Chapadinha vem sofrendo uma serie de fatos, que nos leva a refletir sobre um monte de coisas que geralmente não acontece em nossa cidade, Homicidios, tentativa de Homicidios, mortes no transito, violencia domestica, consumo exarcerbado de substancias entorpecentes, dentre outros.
A violência urbana é um dos maiores problemas que, hoje em dia, atinge o nosso país, a maioria das cidades brasileiras. Trata-se, além disso, de uma situação que acontece igualmente em nível mundial. O recente documentário de Michael Moore, “Tiros em Columbine”, com a enorme repercussão que teve, respalda essa convicção. No entanto, apesar da gravidade do problema, sente-se que faltam luzes, perspectivas, no seu enfrentamento e, sobretudo, idéias que tenham uma dimensão prática, concreta, que possam ser traduzidas em ações concretas. E a nossa cidade de Chapadinha está no mesmo barco.
Há uma forte dicotomia entre essas duas tradições: a dos direitos humanos e a da segurança pública, a ponto de o tema direitos humanos no Brasil com freqüência ser associado, na opinião pública, a um discurso que ignora o problema da segurança e defende os bandidos e criminosos, sob alegação de motivos ideológicos. . A origem de tal oposição vem do fato de que a afirmação dos direitos humanos foi feita num momento em que o Estado, não só no Brasil, estava numa situação de totalitarismo, como o nazismo, ou com o socialismo totalitário; ou em situações de regimes militares, ditaduras.
Chapadinha históricamente sempre foi uma cidade pacata, onde a convivência harmoniosa sempre foi a sua marca registrada, mas ultimamente isso está sucubindo diante de tanta loucura, ontem na parte da tarde fiquei observando a loucura de nossa trânsito, onde pude cosntatar com uma grande maioria de jovens conduzem os seus carros e motos, com um desespero enorme, até parece que eles são os donos da cidade vindo a desrespeitar os outros moradores desta cidade. E o resultado são pessoas morrendo em consequencia disso tudo, ou seja, nesta semana duas pessoas foram a óbito em acidentes de trânsito, em Chapadinha.
O que percebemos, sobretudo na nossa  comunidade, é que o fato de viverem em tamanha insegurança implica uma perda efetiva dos direitos básicos associados aos direitos humanos. Ou seja, numa situação de insegurança, as pessoas têm dificuldade de liberdade de expressão. Sabemos da prática da lei do silêncio, como é chamada, a qual resulta justamente da profunda insegurança em que as pessoas vivem. Se alguém é violentado ou tem alguma pessoa próxima agredida hoje no Brasil, o mais comum é que as pessoas próximas, ou a família, perguntem-se e acabem concluindo que não é negócio, não faz sentido chamar a polícia, a Justiça para ajudar.
A coisa por aqui está ficando feia, até parece que estamos morando nos grandes centros urbanos, O direito básico e de reportar uma violência da qual se foi vítima está eliminado pela insegurança. O direito de associação, por sua vez, é muito complicado em condições de insegurança. Em muitos bairros, vemos, até mesmo, dificuldade do chamado ir e vir. Temos, que ficar refem em nossas própias casas, ou seja, igual algumas das grandes cidades brasileiras, comunidades que, em certos períodos, vivem uma realidade de Estado de Sítio. Quer dizer, há horário para voltar para casa correndo o mínimo de perigo possível. Não é essa a Chapadinha que eu quero, e vou lutar para té-la melhor, eu moro e amo esta cidade, mas não posso compartilhar com a omissão de alguns que deveriam fazer a sua parte para tornar a nossa cidade melhor.
O Blog Sala Vip, vai continuar denunciando o que está acontecendo de errado em Chapadinha, mesmo diante de ameaças, eu o meu ponto de vista, eu quero uma cidade louca, quero de volta aquela Chapadinha de pessoas honestas, trabalhadoras, ordeiras, cordiais, não essa loucura que vi e ouvi no mês de julho, CHEGA, BASTA, vamos fazer a nossa parte, bom dia.



Nenhum comentário:

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...