terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NONI, você já ouviu falar

Nos últimos meses muito tenho ouvido a respeito dessa fruta, alías até na casa de minha mãe já existe uma plantação dessa que é considerada uma revolução nas plantas medicinais, dai veio a curiosidade sobre o o assunto.
A presença de ômega 6 e óxido nítrico dilataria os vasos, melhorando a oxigenação e, conseqüentemente, a memória

• Especialistas dizem que a fruta contém betacaroteno, precursor da vitamina A, e acubina, que agrega propriedades antibióticas
• Possui escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e antiinflamatória, que também ajuda a dilatar os vasos sangüíneos — o que faria baixar a pressão arterial
• A fruta é rica em vitamina C
Com o nome científico de Morinda Citrifolia e originário dos mares do Sul, esse alimento que tem gerado uma certa curiosidade é, na verdade, uma fruta verdinha, com a aparência de fruta do conde
Atualmente está sendo cultivada na Amazônia peruana.
Mesmo nos Estados Unidos, o noni é vendido apenas sob forma de cápsulas, chás (feitos das folhas) ou sucos industrializados, para dezenas de milhões de consumidores.
Ao contrário de todas as frutas que são melhores quando consumidas frescas e com casca, essa não é muito palatável ao natural. “Parece fruta do conde, mas não tem nada de doce. O gosto é muito ruim e o cheiro não é dos mais convidativos”, garante o nutricionista vegetariano George Guimarães, de São Paulo, que teve oportunidade de prová-la. Quanto ao suco, este vem misturado com sucos de cranberry (ou de blueberry) e de uva, e, segundo o especialista, tem um sabor curioso.
O professor Richard Mithen, chefe da equipe de pesquisa do Centro John acredita que o suco de noni é boa fonte de antioxidantes.
Estas substâncias são conhecidas por suas propriedades anti-radicais li vres, capazes de auxiliar na prevenção de tumores malignos.
Podem ajudar a abaixar o nível de colesterol no sangue, por exemplo. Em tempo: o cranberry, uma frutinha vermelha do Hemisfério Norte, é parente da groselha e, acredita-se, do nosso cupuaçu. Tem qualidades comprovadas no tratamento de cistite (infecção urinária).

CAPACIDADE ANTIOXIDANTE
Quando o corpo usa o oxigênio pa ra queimar a energia contida nos alimentos, as células passam a produzir inimigos: os radicais livres, moléculas defeituosas que oxidam e produzem estragos nas mitocôndrias, as usinas de força das células.
Essas reações estão relacionadas a câncer, doenças cardiovasculares e en velhecimento.
As chances de neutralizar esses vilões aumentam quando auxiliadas por um alimento que contenha diferentes elementos antioxidantes, como vitaminas e outro. Portanto, para saber o poder de fogo de um alimento na proteção das células, compara-se seu potencial antioxidante com o da vitamina E (considerada o parâmetro científico, pelo alto poder antioxidante deste nutriente).
Desta forma, sabe-se que alguns alimentos são mais carregados de anti-radicais livres que outros. Segundo especialistas, a fruta e o suco de noni são ricos em antioxidantes.

Nenhum comentário:

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...