quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Maranhão ganha destaque na produção de frutas

Poucos sabem, mas o Estado do Maranhão está produzindo uva. O plantio está localizado no município de Grajaú, onde existe uma área de 8 hectares das variedades Patrícia e Isabel, com previsão de colheita de aproximadamente 280 toneladas de frutas até meados de 2012. Além da uva, a estimativa é de que, ao todo, existam 500 hectares de fruticultura no município de Grajaú.

O plantio de uva, conduzido pelo engenheiro agrônomo Renato Nunes Filho, faz parte de um projeto do Grupo Agroserra, que pretende, ao longo dos próximos 10 anos, expandir a área para 100 hectares de plantio de uva e mais 60 hectares de outras frutas, dentre elas maracujá, abacaxi e acerola.
A produtividade da uva atingida na primeira colheita, realizada no ano passado, foi de 35 toneladas por hectare, comercializada em Grajaú e municípios circunvizinhos, a um valor médio de R$ 3,50 o quilo. Dos 8 hectares de uva, 2 deles serão destinados para plantio uva de mesa e os outros 6 para a produção de suco e vinho.
O município tem um plantio de aproximadamente 12 mil hectares de arroz, 5 mil hectares de soja e 4 mil de milho, 350 hectares de melancia e outras frutas irrigadas, além da piscicultura e produção de gesso. Com a diversidade de culturas, a previsão é de que a região Central do Maranhão desponte no cenário do agronegócio maranhense, que é responsável por 22% do PIB estadual.
A produção de melancia é comercializada não só na região, mas também em outros estados do Brasil, incluindo São Paulo. Visita
Na semana passada, Grajaú recebeu a visita do secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo; do secretário adjunto, Raimundo Coelho; e do chefe da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis, Valdemício Ferreira de Sousa, que estava acompanhado de pesquisadores da empresa. Azevedo informou que a visita ao município foi uma determinação da governadora Roseana Sarney.
“Ela afirmou que irá criar um Centro Tecnológico de Difusão da Agricultura e Piscicultura e viemos ao município para constatar as potencialidades da região e discutir a implantação deste centro”, explicou o secretário, que visitou o plantio de uva e outras de produção de milho, melancia, arroz e piscicultura.
Capacitação
O secretário Cláudio Azevedo explicou que o centro tecnológico vai possibilitar a capacitação da mão de obra, além de levar tecnologia aos pequenos produtores. “Estamos aqui com a Embrapa, órgão de pesquisa reconhecido internacionalmente, e vamos conversar com prefeitos da região, empresários rurais, produtores e todos os envolvidos nos elos da cadeia produtiva para fazermos um diagnóstico da região, discutir qual a estrutura do centro, área de abrangência e outros assuntos pertinentes”, explicou Cláudio Azevedo.
As informações são da Secom do Estado

Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...