sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Chapadinha, crescimento sem nenhum planejamento

Como não poderia ser diferente do resto do Brasil, a cidade de Chapadinha está em um amplo crescimento demografico, mas o que mais chama atenção nisso tudo é a falta de planejamento, para essa essa explosão de construções em toda a cidade, e as nossas autoridades nada fazem para resolver.
Por onde se passa é fácil notar sempre alguem fazendo uma construção, uma das maiores provas disso é crescimento do comercio ligado ao setor, a cada surge um nova loja de material de construção, o que é espetacular para a economia da região.
Mas o que eu quero mostrar é como as coisas estão sendo feita, não vejo a preocupação em se fazer um zoneamento urbano em Chapadinha, não há um projeto de paisagismos, urbanismo, ou seja, a pessoas adquire o terreno, e constroe da maneira que melhor lhe convir, exemplos disso são casas construidas no limite da rua, calçadas cada vez menores, ruas enterrompidas com construções, etc.
A nossa cidade ultimamente têm se deparado com um grande problema, que expõem em risco itens como a qualidade de vida e a natureza, é o crescimento desordenado, que cresce sem qualquer estrutura e planejamento, invadindo territórios inadequados e criando áreas de riscos. Temos como exemplos algumas invasões, que rapidamente se tornam bairros enormes, mudando a geografia do local, podemos citar: Recanto dos Passaros I e II, Vila Brasil, etc.
Em primeiro lugar decidir “construir”, a grosso modo, pois, as casas nem sempre possuem as condições adequadas para se viver, uma habitação é algo que deveria sempre ser planejado e pensado de forma que o barato não saísse caro. As cidades, principalmente as metrópoles crescem desordenadamente e sobre morros, que a qualquer momento podem desabar, causam danos ambientais, expulsando os animais de seu território de origem e se tornando focos para marginais, e principalmente produzem grandes castatrofes, como vimos recentemente no estado do Rio de Janeiro.
Nossos representantes devem tomar uma decisão que beneficie a todos os moradores de Chapadinha, fazer um estudo situação, obter dados e aprenderem a pensar antes de agir, pois, afinal de contas, pagamos caro por isso, não quero impedir que as pessoas construam suas casas, pelo contrário, que que as façam, mas que seja de forma organizada, planejada para que futuramente, não sejamos vitimas disso.
A outra grave conseqüência deste crescimento irregular urbano é o alto índice de violência e criminalidade. A falta da presença do Estado em certas regiões da periferia das cidades e áreas de risco, como encostas de morros e beiras de córregos e rios, transforma estes locais em uma verdadeira terra-de-ninguém, em guetos urbanos onde a lei é ditada através da violência de grupos do crime organizado o que já está acontecendo em alguns bairros de Chapadinha.

Nenhum comentário:

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...