terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Influência da Midia em nossas vidas

Quando comçei a postar matérias neste Blog, eu não tinha uma noção exata da influência da midia na vida das pessoas. Dai faço a seguinte pergunta? Vocês já pararam para pensar em como os meios de comunicação influenciam em nossas vidas? Vivemos em um mundo cuja globalização atingiu tal ponto que são poucas as comunidades que não tem acesso a algum meio de comunicação. O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para o ser social, em todos os seus niveis.
Atualmente um dos meios mais influenciadores é a TV. Como o Brasil, é um país em desenvolvimento, onde a exclusão social, caracterizada pelo não-acesso a fatores de qualidade de vida (como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, etc.), a TV é o veículo de comunicação social mais acessível, mais presente, assumindo um importante papel na vida cotidiana. A TV, nesse estágio está acessível a milhares de pessoas ao mesmo tempo, e forma multiplicadores de sua realidade ideologicamente montada envolvendo assim, todo o corpo social. É evidente a maneira que a televisão tem alargado sua influência em quase todas as partes do mundo. Ela é tão atuante na vida familiar que tem sido considerada um membro permanente de nossas familias.
De acordo com dados de 2003 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 11,6% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, estou colocando estes dados pois ainda não disponho dos dados atuais, ou seja, tem a televisão como uma das únicas fontes de informação. Aquilo que é apresentado na telinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio.
Os meios de comunicação são responsáveis por passarem a informação e muitos detêm poderes de manipulação e alienação das massas; sugerindo produtos e maneiras de agir, tanto de forma direta como indireta. A publicidade sempre nos mostra modelos perfeitos de ser, de vida ideal e que o expectador pode adquirir, desde que compre determinado produto, por isso é primordial que aqueles que passam essa informações façam de maneira correta, sem puxar para o lado "A" ou lado "B".
Os próprios programas de TV e as novelas chegam a mudar as formas de comunicação das pessoas, são adotados conceitos que antes a pessoa não tinha, chegam a alterarem hábitos, posturas, gostos e comportamentos. Quem nunca usou a marca “x” porque a personagem da novela estava usando, ou nunca disse determinada “palavra” ou “expressão” porque determinada pessoa usou na novela? A publicidade na mídia atua de tal forma que vende o “produto”, mas para garantir o Ibope, entreter e fidelizar o público, vende também idéias, valores e conceitos.
A cada dia em que se passa mais e mais pessoas tem acessos a rede mundial de computadores, dai fica mais democratico as informações, diante disso muitas pessoas começaram a construir suas páginas na NET, infelizmente algumas dessas pessoas tendenciam para aquilo que lhe seja favoravel, o que é ruim para a massa em geral, é um tal de puxaquismos que deixa tudo mais complicado e tendencioso, falo isso pois todos os dias leio mais de 10 blogs, principalmente os de nossa cidade Chapadinha e as vezes noto uma falta de comprometimento desses companheiros, fica o meu protesto, mas tambem o meu reconhecimento que depois desses  blogs e paginas de internet a vida ficou mais fácil.
Torna-se necessário que sejamos pessoas críticas e não nos deixemos influenciar por tudo aquilo que vemos. Reconheço a importância dos meios de comunicação como parte de nossa evolução pessoal, entretanto não podemos estar sempre predispostos à eles. Devemos possuir nossa própria autonomia, nossa própria identidade.

Nenhum comentário:

Influencer acusada de estelionato no Piauí é presa com caminhonete roubada em Açailândia

Letice Maria Sousa Colasso já havia sido presa pela Polícia Civil do Piauí por estelionato Letice Maria Sousa Colasso, uma influeciadora que...