domingo, 16 de janeiro de 2011

GTA vai ajudar no resgate de vítimas das enchentes no Rio

Atendendo a um pedido do Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), uma equipe de resgate especial do Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Maranhão, composta por dois pilotos e nove policiais e bombeiros militares, seguiu, neste domingo (16), para auxiliar nas buscas e resgates de vítimas de deslizamentos no Rio de Janeiro. A determinação foi da governadora Roseana Sarney, que recebeu uma solicitação oficial da chefe da Senasp, Regina Miki. A equipe de resgate embarcou às 7h30, no hangar do GTA situado no Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, a equipe utilizará o helicóptero adquirido pela corporação, um modelo EC-145, que dispõe de alta tecnologia. A máquina chegou ao Maranhão como resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e o governo do Maranhão.
Segundo o secretário, o envio de uma equipe do GTA ao Rio de Janeiro mostra a qualidade e a valorização do policial maranhense. “Temos hoje uma das melhores equipes de resgate do país e somos o único estado a possuir uma aeronave com suporte para realizar operações de grande poder”, disse.
Aluísio Mendes falou que a utilização do helicóptero será essencial para as buscas de vítimas da tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro. “O super-helicóptero dispõe de uma estrutura superior à comum, tem capacidade para conduzir um número maior de militares e vítimas e pode ser utilizado à noite. Ou seja, a presença do GTA do Estado fará a diferença nas operações do Rio”, completou.
A equipe de resgate ficará na Região Serrana do Rio por tempo indeterminado. “Enquanto o Ministério da Justiça acreditar ser necessária a presença dos militares maranhenses, assim deve se proceder. A equipe é uma das mais bem preparadas do Brasil para este tipo de situação e pode contribuir bastante. Vale ressaltar que estaremos de prontidão, a disposição do Rio de Janeiro e de outros estados, para prestar este tipo de assistência”, finalizou.
Helicóptero
A aeronave, adquirida pelo governo do Maranhão por R$ 14,9 milhões, é certificada para voo por instrumentos monopilotados. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxílio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro antiareia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast roping, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.
Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem é de 3.585 kg; carga externa de 1.500 kg; velocidade de deslocamento de 246 km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.
Para operá-lo, quatro pilotos do Maranhão - um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis – receberam treinamentos específicos na Alemanha, país onde a fábrica responsável pela construção do modelo fica situada.

Fonte:Imirante.com

Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...