terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva do esporte em 2010

Em 2010 muitas coisas aconteceram no esporte, algumas para serem lembradas eternamente e outras para serem esquecidas, o ano teve momentos históricos no esporte. Primeira Copa do Mundo de futebol na África e com um novo campeão mundial. A Fórmula 1 conheceu um novo campeão e a natação um novo rei das águas. Nas quadras de vôlei o Brasil seguiu dando show e nas quadras de tênis um jovem espanhol retornou ao topo. Nos gramados brasileiros um centenário passou em branco e um tricolor deu a volta olímpica após 26 anos. Confira o que de melhor aconteceu em 2010.
1- TRICOLOR DE CORAÇÃO. A taça do Brasileirão foi pintada em três cores: verde, branco e vermelho. Após 26 anos, o Fluminense voltou a levantar o troféu mais importante do futebol nacional. Com um bom elenco comandado por Muricy Ramalho, e com o argentino Conca em grande fase, o Flu superou Corinthians e Cruzeiro nas últimas rodadas para conquistar o tricampeonato.
2- REI DAS ÁGUAS. Michael Phelps perdeu o posto de melhor nadador do mundo. Em 2010 só deu Ryan Lochte. O americano foi o grande nome do Campeonato Pan Pacífico e ainda brilhou no Mundial de curta em Dubai, levando seis medalhas de ouro e batendo dois recordes mundiais. Fora das piscinas lançou uma grife de tênis digamos estilosos. 
3- CENTENÁRIO. O Corinthians chegou aos 100 anos de vida em 2010, porém passou o ano em branco. O time foi eliminado na Libertadores e no Paulistão e teve uma queda de rendimento na reta final do Brasileirão. O presidente Andrés Sanchez prometeu um novo estádio e Ronaldo passou mais tempo fora do que dentro de campo.
4- A MELHOR TEMPORADA. Pela primeira vez em sua carreira Fabiana Murer conquistou um título mundial no salto com vara. No Mundial indoor de Dubai ela saltou para 4,80m e levou a inédita medalha de ouro. Ela também bateu o recorde sul-americano em pista outdoor com 4,85m. Em dezembro, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico e entra de vez na briga por um pódio nos Jogos Olímpicos de Londres.
5- CONTROVERSO. A seleção brasileira de vôlei masculino manteve a sua hegemonia nas quadras. Pela terceira vez consecutiva venceu o Mundial dando show, porém uma mancha negra se abateu sobre Bernardinho. O técnico confessou que entregou a partida contra a Bulgária na primeira fase, para ter uma chave mais favorável na fase final. Mesmo assim, ele foi eleito o melhor técnico pelo COB.
6- NO TOPO DO MUNDO. O clube dos campeões mundiais do futebol ganhou um novo membro. A seleção espanhola venceu a primeira Copa no continente africano e mesmo sem exibir o mesmo futebol da Eurocopa-2008 bateu Portugal, Alemanha e Holanda na final. O artilheiro David Villa e o meia Iniesta foram os grandes heróis da Espanha. 
7- O NÚMERO 1. Depois de uma temporada ruim, Rafael Nadal voltou ao topo em 2010. O espanhol superou as lesões e colocou os rivais no bolso. Venceu Roland Garros, Wimbledon e o US Open, e tornou-se o sétimo tenista a conquistar todos os Grands Slams. Termina a temporada na primeira colocação do ranking, com mais de três mil pontos a frente de Roger Federer.
8- DERROTA DOLORIDA. Assim como o time masculino, a equipe feminina de Zé Roberto Guimarães deu show em quadra no Campeonato Mundial. Porém, a equipe não saiu da competição com a medalha de ouro e sim com a prata. Na grande final o Brasil não conseguiu superar a forte defesa da Rússia. Dessa vez o melhor time não venceu.
9- CAMPEÃO PRECOCE. A esperança é a última que morre. Este provérbio ilustra e muito o que fez o jovem alemão Sebastian Vettel na temporada 2010 de Fórmula 1. O piloto da Red Bull só conquistou a liderança do Mundial após a última corrida, levando o título. Vettel tirou uma diferença considerável para os rivais Alonso e Webber no fim da competição. É o campeão da esperança.
10- TRISTEZA. Em um ano onde veio a público alguns escandalos como o do goleiro do Flamengo Bruno,  a seleção Brasileira de Volei Masculino afim de se livrar de um possivel adversario, a ultrapassagem de Fernando Alonso em Felipe Massa por ordem da equipe Ferrari, o corpo mole de alguns times na reta final do campeonato Brasileiro, são fatos aos quais deverão ser esquecidos e deletados de nossas memórias, guardar somente o que o esporte tem de melhor e esses sim tem que ser eternizados.


Um comentário:

Unknown disse...

cade o inter campeao da libertadores
o flu em primeiro com simples brasileirao só pode ser piada dse fim de ano !!!!!!!

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...