sábado, 13 de novembro de 2010

Internet o meio mais fácil para a democratização de informações

Quando residia no interior do Piaui na decáda de 80, o único meio de inforção de que eu tinha conhecimento era através do rádio, que aliás além de informar transmitia também muita alegria através de músicas que na grande maioria se tornaram inesquesiveis, e quando alguém vinha da cidade e transmitia as noticias no boca a boca.
Hoje a  Democratização da Informação é uma questão que discute a ampliação do acesso tanto à recepção quanto à emissão de informação, a sua democratização e do conhecimento. A formação de leitores e a insersão cultural das populações nos mais diversos assuntos, pretendem assim disponibilizar as novas tecnologias de informação e comunicação às comunidades e promover o processo de inclusão digital das populações, visando o alcance de seus objetivos. Aliás convém frizar que nunca na história dessa nação foi tão discutido e colocado em prática essa inclusão.
Com o surgimento da Internet o sistema de comunicação viu surgir uma nova mídia que, entre outras transformações, inseriu na relação emissor-receptor o conceito de interação. Enquanto que na Internet surgiam as primeiras formas de pôr em prática a propalada interatividade que o suportasse, os veículos tradicionais, sobretudo a TV, procuravam meios de inserir tal elemento em sua relação com o público, no sentido de fazê-lo tomar parte no processo de produção, interagindo-os. Com isso a mesma criou programas no qual o público interagisse através de votação por telefone. Mesmo que participando não se limitasse a ter e execer somente o direito de voto, mas a expressão de opiniões e a discussão que eram e são até hoje essenciais para o exercício do aprendizado democrático. Assim, a interatividade na TV manteve a idéia de que por mais que pareça equivocada, é que para participar basta votar.
Dessa forma, assim como ocorreu com a televisão, o rádio e o jornal impresso no momento em que surgiram, ao integrar o universo midiático, a Internet apresentou, por sua natureza tecnológica, novas possibilidades tanto no que diz respeito à linguagem jornalística quanto ao relacionamento entre emissor e receptor, gerando grande interatividade, e possibilidade de uma participação maior do público no processo comunicacional, abrindo-lhe um leque de escolhas maior do que qualquer outra das mídias até então estabelecidas. Graças a isso hoje a informação chega a todo os lares do Brasil quase que em tempo real, criando assim um informação mais democrática para todo mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

PARABÉNS SATIL PELA SUA EXCENTE ABORDAGEM SOBRE A IMPORTANCIA IMENSURAVEL DA INTERNET.SEM DÚVIDA A INTERATIVIDADE COM QUE ELA PROPORCIONA É ALGO FASCINANTE. ESPERO QUE NOSSOS GOVERNANTES APROVEM LEIS PARA LIBERAÇÃO DE INTERNET BANDA LARGA PARA QUE TODOS POSSAM TER ACESSO ASSIM COMO O SINAL DE TV.
ESTOU COM UM PROJETO JÁ EM AÇAO AQUI EM CHAPADINHA DE UM SITE DE UTILIDADE PÚBLICA ONDE TODOS TERÃO A OPORTUNIDADE DE ANUNCIAR GRATUITAMENTE SEUS EVENTOS, PEDIDOS DE EMPREGO OU AJUDA, ACHADOS E PERDIDOS , FURTOS, PRODUTOS NOVOS OU USADOS, OU SEJA , UM CLASSIFICADÃO SUPERPOPULAR QUE REUNIRÁ INFORMAÇÕES ÚTEIS. ALÉM DISSO QUERO ALCANÇAR A POPULAÇAO DE MODO GERAL ATRAVÉS DA VERSÃO IMPRESSA GRATUITA QUINZENAL.
GOSTARIA DE CONVIDÀ-LO A COMPARTILHAR COMIGO ESTA IDEIA ACESSANDO E LINKANDO NO SEU BLOG:

www.chapadinhaanuncios.com.br

OBRIGADO POR ME MOTIVAR AINDA MAIS SOBRE O FUTURO PROMISSOR DA INTERNET !!!

Andreas Von Richthofen diz que tem “assuntos pendentes” com a irmã Suzane Richthofen

Irmão de Suzane von Richthofen, Andreas von Richthofen deu uma entrevista por telefone e se surpreendeu ao saber que a irmã está solta O irm...