segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CALA A BOCA NORDESTINO

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país. E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país? Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura… Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render.
Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

 Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!


Por José Barbosa Junior (carioca)





27 comentários:

Unknown disse...

nordestina com muito Amor

Unknown disse...

Fechou....

Teste blog disse...

Fiquei envergonhado ao me colocar na pele dessa moça aí. Mesmo sendo nordestino.

Parabéns pelo texto.

Unknown disse...

Morei muitos anos nos EUA,falam que eles sao preconceituosos ,mais na verdade o preconceito vem dos proprios sulista daqui do Brasil que la residem ,sou Paraibana com muito orgulho,nunca passei por preconceito pelos americanos ,mas sim pelos meus propios irmaos do meu pais.Fico feliz em saber que um carioca quem escreveu esse texto.Parabens.

Unknown disse...

Parabéns, por tão precioso texto. "Orgulho de ser nordestina" este é o lema de empresa vencedora aqui em PE. Creio que é também lema de todo nordestino.

Unknown disse...

Adorei o texto, sou cearense e tenho muito orgulho disso e destes cearenses citados e que tanto enriquecem a nossa cultura. Quem escreveu esse comentário tão preconceituoso não sabe nada do nordeste.

Maria da Paz Ferreira Neves disse...

Excelente texto! É tanto que já copiei para trabalhar com meus alunos de ensino médio e compartilhar com colegas de profissão...
E algo que me chamou a atenção também, foi justamente o fato de o autor ser carioca, isto significa dizer que nunca devemos generalizar quando nos referimos às regiões que costumam discriminar o povo nordestino! Existe sempre exceções significativas... sabemos que quem discrima é porque não conhece e quem conhece se apaixona! Cada região com suas particularidades... mas unidas formam uma única nação!!!
Me orgulho de ser nordestina e brasileira!!'

DireitonewsCom disse...

o texto fala por si só...Parabéns povo nordestino.... que Deus o abençoe a todos!!!

skate-fc disse...

O texto é simplesmente(TUDO),você sabe realmente o que está falando e concordo com tudo do inicio ao fim.muito obrigado!

Ass.Nordestino

Unknown disse...

nordestino sim,de coração!não nego a minha raça a ninguem,melhor do que o nordeste só o paraiso la no céu,sou do nordeste! onde a melhor farinha é de brejinho,onde os melhores queijos e a mais saborosa carne de sol é de caicó,onde as mais belas prais ficam em natal,onde as riquesas em minerios é extraidas todas do seridó especifico de currais novos,onde toda produção de sal vem lá de macau,ond os melhores humoristas,os quais nos transmitem muitas alegrias são a maioria do ceara,onde temos cantores ecepicionais como,fagner,alcimar monteiro,elba ramalho,zé ramalho,dominguinhos e o nosso eterno e inesquecivel rei do baião Luiz Gonzaga!sem falar na nossa poderosa culinaria! E SEM FALAR NAQUELES PAULISTAS,CARIOCAS,GAUCHOS,MINEIROS E MUITOS OUTROS QUE VEM DE FORA,QUE AO CHEGAR AQUI NUNCA MAIS QUEREM SAIR!!!!!!! NORDESTINO SIM DE CORAÇÃO.TERRA DE MATUTU,DE POVO SOFRIDO,MARCADO PELO FORTE SOL DO SERTÃO!EU AMO A MINHA TERRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

l0Xl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sem palavras!!!! Valeu bravo carioca, brasileiro, filho de uma nação única chamada Brasil. Somos um só povo e temos que abolir esse tipo de preconceito. Vindo de uma menina tão jovem e tão retrógrada, mostra mesmo é que não conhece a história de seu país, não conhece o seu povo, não conhece a fibra da gente brasileira, não conhece esse multifacetado "país continental". Valeu povo nordestino, tão brasileiro quanto os de todas as regiões do nosso Brasil.
Djenane e Rosemberg, nordestinos e brasileiros como muito amor.

Unknown disse...

Fico eu emocionado sempri que leio este texto,
e so te agradesso pelo fato de abrir a boca
e falar pela gente. E te parabeniso por saber
e reconheser tanto da nossa cultura...
obrigada!!!

michelly disse...

OBRIGADA PELO TEXTO VALIOSISSIMO,TENHO ORGULHO DE MORAR NO NORDESTE E AINDA, SER UMA DESSE POVO TAO PÉ NO CHAO FICO FELIZ DE TEREM PESSOAS QE PENSAM COMO VC! TE AGRADEÇO FICA COM DEUS.

Duda Rhaynne disse...

Longa vida à José Barbosa Junior.!
Obrigada.
Por:Hilduara Rhaynne,NORDESTINA.

Unknown disse...

magnífico, estupendo, puta texto... sou nordestino sim, tenho ORGULHO nisso.

ulisses disse...

TEM COISAS QUE NÃO SE PRECISA NEM COMENTAR, NEGAR O NORDESTE NEGAR DE FATO A EXISTÊNCIA DO BRASIL, UM PAÍS QUE NASCEU NESTE SOLO ONDE AS PRIMEIRAS NAÇÕES QUE CHEGARÂO AQUI FORAM OS ESPANHOIS FEITO POR PIZON NO CABO DE SANTO AGOSTINHO PERNAMBUCO E CABRAL NA BAHIA, SEM FALAR NOS VUTOS HISTÓRICOS QUE ESTA TERRA DEU À HISTÓRIA DESSE PAÍS. AGORA FICA UMA PERGUNTA NO AR VC DARIA UMA CAUSA A UMA PESSOA QUE DESCONHECE A HISTÓRIA DO SEU PAÍS E PIOR DESRESPEITA A LEI COM TAMANHA FALTA DE SENSO. AGRADEÇO AO ESCRITOR PELAS BELAS PALAVRAS SERVINDO PRA MOSTRAR QUE FELIZMENTE, ESSES FATOS SÃO DE UMA MINORIA NO QUAL NÃO TIRARÁ O BRIO DE UMA RAÇA QUE AMA SUA TERRA SUAS ORIGENS E QUE AMA ACIMA DE TUDO O BRASIL

Unknown disse...

sou Paraíbano e não NEGO!!!
precisa falar do nosso nordeste?

o texto diz tudo...

Unknown disse...

Zilma disse...
Que texto!!!
Isso é o que podemos chamar de calem a boca aos sulistas preconceituosos..
Orgulhosa por ser Paraibana é pouco.Muito mais pelo reconhecimento deste grande carioca JOSÉ BARBOSA JÚNIOR.
Parabéns....

Unknown disse...

voce mostrou muito bem , que não sabe de nada do povo nordestino , porque sao pessoas honestas , batalhadoras ...
mas isso é tudo inveja , por que voce daria tudo pra ser um de nos , mas tudo bem voce supera ;*
sou paraibana , nordestiina , com muuito orgulho , não nego minha origem , e analfabetos e sem cultura , voce sabe que esta completamente errado , o que pensa sobre os nordestinos , e obrigado , por pensar assim , o que voce pensa , tanto faz , não faz voce mas feliz , então tudo bem , seja assim , voce ganha mais , ( Camila Fernandes - Paraibana )

Unknown disse...

vao tomar no cu paulistanos voltem para o inferno onde e o seu lugar

Unknown disse...

puts massa demais o texto, me arrepio toda vez que releio...NORDESTINA SIM SINHÓ

Pensamentos de Mariangela disse...

P-A-R-A-B-É-N-S
Texto maravilhoso! Indiquei aos meus amigos, espero que não se importe, sou nordestina com muito orgulho, moro em Natal-RN a Cidade do Sol, moro onde vocês passam as férias! Não existe paraíso melhor que o Nordeste, praias, dunas, mares, arquipélagos, hotéis, shoppings, teatros, CULTURA! Tudo que há de bom, este texto deveria ser repercutido em escolas, jornais, de fato, você autor deste maravilhoso texto está de parabéns por tamanha crítica muito bem elaborada aos hipócritas e ignorantes que dizem que nós nordestinos somos burros! Penso comigo mesma: Quanto mais nos aproximamos de grandes centros, percebemos o quanto o dinheiro sobe à cabeça das pessoas e os torna ignorantes, burros, hipócritas, medíocres e outros substantivos que os levam a pessoas fracas e sem sensibilidade, sem o poder de reconhecer o que é bom de verdade, é do Nordeste, terra de pessoas simples que retiramos os melhores e maiores artistas, escritores, estudantes, cientistas, trabalhadores (porque não?)
Parabéns, e a todos nós nordestinos calemos a boca para esse bando de hipócritas que nos julgam sem nem ao menos conhecer nosso esplendoroso trabalho!
Mariangela Ribeiro, estudante e Natalense com muito orgulho!

Unknown disse...

Moostra tooda a reealidaade , nóos noordestiinos FAZEMOS PARTE DESSA HISTÓRIA ;*

Parabéens ;*

adriel disse...

Parabéns ao escritor achei mto interresante esse texto concordo aki com MAriangela deveria ser trabalhado nas escola..MAriangela coloka isso no Jornal aki da escola!!

Unknown disse...

Texto espetacular! José Barbosa Junior, você deu uma aula sobre cultura nordestina, pessoas como você engrandecem uma Nação. Vida longa à sua genialidade.

Cearense caba da peste!

Rock disse...

Amei!Seu texto devia aparecer nacionalmente,como símbolo de união entre esses lindos povos!

No meio do texto chegei a pensar em xingar você(isso porque eu não tinha lido ele todo)!
Porem você é especial,dando essa força para os nordestinos,mostrando que nossas regiões não precisam brigar entre si,e sim trocar informações,culturas,músicas,comidas típicas!
Você é espetacular, incrível,virei seu fã!

PERNAMBUCANO BATALHADOR!

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...