segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Que País é Esse

Na decáda de 80 o músico Renato Russo fez a música "Que País é Esse" , ele não deve ter imaginado na transformação que o nosso Brasil passaria nas últimas decadas. Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor. Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros freqüentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.


Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. Recente pesquisa do PNAD - IBGE mostra um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola. Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
Ainda há muito a ser feito em nossa nação, mas tenhamos como exemplo positivo o que acontece em nossa Chapadinha, que avançou consideravelmente na area da educação, com a implantação de universidades públicas e particulares, o aumento da frota de veículos, e em cada rua de nossa cidade tem sempre alguém construindo, realizando o sonho da casa própria, os lares brasileiros hoje tem mais conforto e o melhor de tudo e que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentado a cada ano que se passa, segundo o IBGE, o que indica que o Brasil está no caminho certo, hoje eu tenho o prazer de dizer "Que País é Esse". 

Nenhum comentário:

Brandão assina nomeação de 600 policiais militares no Maranhão

por Jorge Aragão Conforme havia prometido, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reforçou a Segurança Pública, em especial a Políc...